Share |

Sobre: Notícias

Março 26, 2015

Esta manhã, no Bairro de Santa Filomena, Amadora, o Deputado Municipal eleito pelo Bloco De Esquerda à Assembleia Municipal da Amadora, João Camargo, foi detido pela PSP após se ter identificado e invocado o Estatuto dos Eleitos Locais que garante aos eleitos "a livre circulação em lugares públicos de acesso condicionado, quando em exercício das respectivas funções." (artigo 5.º, alínea g) da Lei n.º 29/87, de 30 de Junho.

Fevereiro 8, 2015

O sector dos transportes é um serviço público que deve continuar a servir os interesses das populações, afirmou a deputada do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, que se manifestou assim contra a intenção do governo em proceder à sua privatização dado que esta terá consequências na qualidade dos seus serviços e não resolverá nenhum dos problemas de fundo nomeadamente aqueles que se prendem com uma gestão orientada para a satisfação das necessidades dos utentes.

A sessão pública organizada pela concelhia do Bloco de Esquerda da Amadora que decorreu este sábado no auditório da Junta de Freguesia da Mina de Água contou ainda com a presença de Fernando Nunes da Silva, professor universitário e Presidente da Comissão de Transportes da Área Metropolitana de Lisboa (AML) e de José Ferreira activista sindical e motorista da empresa VIMECA.

Janeiro 30, 2015

O Bloco De Esquerda Amadora irá realizar no próximo dia 7 de Fevereiro, no auditório da delegação da Mina da Junta de Freguesia da Mina de Água, Amadora, uma sessão de esclarecimento com debate sob o titulo “O assalto aos transportes Públicos – aumento das tarifas / privatização”, pelas 16h00.
Esta iniciativa irá abordar o tema dos transportes públicos do aumento das tarifas às greves, do prejuízo publico das privatizações, à divida do sector dos transportes ao Estado. Convidamos-te a debater o tema com Mariana Mortágua (deputada do BE), José Ferreira (Vimeca) e Fernando Nunes da Silva. Divulga e participa!

Janeiro 29, 2015

A Comissão de Utentes de Saúde da Amadora e a de Sintra, em conjunto com a Plataforma de Lisboa em Defesa do SNS, convocaram uma concentração para 29 de janeiro (próxima quinta-feira), pelas 16h00, junto ao Hospital Amadora-Sintra, em protesto contra os problemas de funcionamento da unidade, nomeadamente a sobrelotação das Urgências, do Serviço de Observação e a falta de médicos.

 

Os núcleos do Bloco de Esquerda Amadora e Sintra estarão presentes demonstrando a sua solidariedade e o seu empenho na firme determinação de continuar a lutar pelo direito à saúde para todos e contra a degradação do Serviço Nacional de Saúde.

Janeiro 22, 2015

A Comissão de Utentes de Saúde da Amadora e a de Sintra, em conjunto com a Plataforma de Lisboa em Defesa do SNS, convocaram uma concentração para 29 de janeiro (próxima quinta-feira), pelas 16h00, junto ao Hospital Amadora-Sintra, em protesto contra os problemas de funcionamento da unidade, nomeadamente a sobrelotação das Urgências, do Serviço de Observação e a falta de médicos.

 

Os núcleos do Bloco de Esquerda Amadora e Sintra estarão presentes demonstrando a sua solidariedade e o seu empenho na firme determinação de continuar a lutar pelo direito à saúde para todos e contra a degradação do Serviço Nacional de Saúde.

 

Junta-te a nós pelas 15h30, frente ao Hospital.

Divulga e participa!

Janeiro 22, 2015

O Bloco De Esquerda Amadora irá realizar no próximo dia 7 de Fevereiro, no auditório da delegação da Mina da Junta de Freguesia da Mina de Água, Amadora, uma sessão de esclarecimento com debate sob o titulo “O assalto aos transportes Públicos – aumento das tarifas / privatização”, pelas 16h00.
Esta iniciativa irá abordar o tema dos transportes públicos do aumento das tarifas às greves, do prejuízo publico das privatizações, à divida do sector dos transportes ao Estado. Assim, gostaríamos de te convidar a debater o tema com Mariana Mortágua (deputada do BE) e José Ferreira (Vimeca) e Fernando Nunes da Silva.

Divulga e participa!

Evento do Facebook aqui

Julho 8, 2015

Para o PS, na Amadora, a justificação é simples, não estando inscrito ou não cumprindo os requisitos, não é Pessoa, passa a ser um simples Número na contagem dos não recenseados. Não interessa para onde vão, não interessa se deixam de existir, são apenas mais um Número tratado com "imensa pena" mas que "não pode ser ajudado", ou "não está recenseado". Quando confrontado com estes casos defende-se sempre com Números, quantos realojados, quantas casas "oferecidas", quantas casas demolidas. Números, não Pessoas.

Abril 15, 2015

Realizou-se no dia 14 Abril, um debate na Escola Secundária da Amadora sob o mote 'Delegação de Competências na Educação, sim ou não?', sendo a discussão centrada na chamada 'Municipalização da Educação'. A organização foi da responsabilidade da Federação de Associações de Pais do Concelho da Amadora e teve a participação de representantes dos grupos parlamentares do PEV, PSD, PCP e Bloco de Esquerda.

Março 27, 2015

Declarações de João Camargo, deputado municipal pelo Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal da Amadora que nos dá conta de como aconteceu a sua detenção enquanto exercia a sua função de eleito municipal.

Fevereiro 17, 2015

A deputada Cecília Honório reuniu esta sexta-feira com dirigentes da Associação Moinho da Juventude. O Bloco quer ouvir os representantes dos bairros periféricos de Lisboa no parlamento e propor mudanças no policiamento para dar segurança e garantir os direitos dos moradores.

Fevereiro 11, 2015

Sobre as demolições na Amadora

O Bloco de Esquerda da Amadora, mais uma vez, associa-se à denúncia dos actos desumanos praticados pela Câmara Municipal da Amadora com as demolições e despejos dos moradores dos bairros 6 de Maio e Estrela de África, na freguesia das Águas Livres.

Hoje, repetem-se as cenas de violência e de desumanidade desprovidas de qualquer sensatez e seriedade na procura da melhor solução de habitação para as pessoas desalojadas. A Câmara Municipal da Amadora prefere e insiste na prepotência dos actos administrativos e não na responsabilidade devia dos seus Planos de Realojamento. As pessoas são apenas números que devido à côr da pele e à sua carência económica são tratadas com desinteresse e despojadas dos seus bens sem apelo nem agravo. Nada mais interessa à Câmara Municipal da Amadora que não desimpedir o terreno onde permitiu a construção durante 3 décadas.

Fevereiro 6, 2015

Mais uma vez a violência policial irrompeu pelo bairro da Cova da Moura, na Amadora. Desta vez a detenção de um jovem portador de deficiência descambou num ataque à população, tendo uma moradora sido atingida por vários disparos da polícia.A PSP queixou-se nesta quinta-feira de uma suposta “tentativa de invasão” à esquadra de Alfragide.

Maio 16, 2014

Sábado, 17 de Maio, entre as 10h e as 14h, o Bloco de Esquerda realiza uma sessão de debates sobre a Imigração, no Parque Central da Amadora (junto à estação de comboios da Amadora.

Estarão presentes Jorge Silva e Shahd Wadi, ambos candidatos pelo Bloco de Esquerda às próximas Eleições Europeias, e Mamadou Ba, activista social na área dos direitos dos imigrantes, e também representantes de Associações de Imigrantes.

O encerramento do encontro ficará a cargo de Marisa Matias, cabeça de lista pelo Bloco de Esquerda ao Parlamento Europeu.

Haverá também almoço ao ar livre.

No final, iremos todos de comboio para Lisboa para o comício que se realizará no Largo de São Domingos, às 17h com Intervenções de Marisa Matias, João Lavinha, Jorge Falcato, Ana Drago e João Semedo e Concerto de JP Simões.

Maio 9, 2014

Nesta assembleia foram destaque a apresentação da conta de gerência da Junta de Freguesia, e as questões administrativas referentes à transferência de competências da Câmara Municipal para a Junta de Freguesia.
Foram também apreciados e votados, o novo brasão, selo e bandeira da freguesia, o regulamento de licenciamento de actividades diversas, protocolos de apoio e cooperação com instiuições da freguesia e o inventário de bens.
Armando Conceição, face ao à grave situação vivida na freguesia com o exodo de muitos fregueses, especialmente os mais idosos levados a abandonar as suas habitações arrendadas em virtude do brutal aumento das rendas questionou o executivo sobre a situação e que medidas poderão ser tomadas para inverter esta situação.
A sua intervenção foi a seguinte:
"Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia,
A entrada em vigor da nova lei do arrendamento e a crise económica e social que atravessamos está a produzir um autêntico êxodo da população mais vulnerável e antiga da Brandoa.
São precisamente as pessoas que ajudaram a construir a identidade da Brandoa que se vêm hoje forçadas a abandonar as suas habitações de há 40 anos.
As carrinhas de mudanças, em números nunca vistos, são hoje presença viral diária nas ruas da Brandoa.
Perante a indiferença do governo e a aparente passividade do poder autárquico pergunto:
-Está o Sr. Presidente a par deste êxodo?
-E se sim, se pensa tomar acções para medir o fenómeno e para o combater?"
Na resposta o executivo confirmou ter conhecimento da situação mas nada poder fazer no sentido de manter os seus fregueses, acusando o governo PSD/CDS de serem os autores da lei que criou esta situação.
O Bloco de Esquerda continuará a acompanhar esta situação e tomará todas as medidas que estiverem ao seu alcance para combater a indiferença e a passividade de todos aqueles que se disponham apenas a assistir a esta situação.