Share |

1ª reunião ordinária da Assembleia de Freguesia da Encosta do Sol 23 de Abril 2014

Nesta assembleia foram destaque a apresentação da conta de gerência da Junta de Freguesia, e as questões administrativas referentes à transferência de competências da Câmara Municipal para a Junta de Freguesia.
Foram também apreciados e votados, o novo brasão, selo e bandeira da freguesia, o regulamento de licenciamento de actividades diversas, protocolos de apoio e cooperação com instiuições da freguesia e o inventário de bens.
Armando Conceição, face ao à grave situação vivida na freguesia com o exodo de muitos fregueses, especialmente os mais idosos levados a abandonar as suas habitações arrendadas em virtude do brutal aumento das rendas questionou o executivo sobre a situação e que medidas poderão ser tomadas para inverter esta situação.
A sua intervenção foi a seguinte:
"Exmo. Sr. Presidente da Junta de Freguesia,
A entrada em vigor da nova lei do arrendamento e a crise económica e social que atravessamos está a produzir um autêntico êxodo da população mais vulnerável e antiga da Brandoa.
São precisamente as pessoas que ajudaram a construir a identidade da Brandoa que se vêm hoje forçadas a abandonar as suas habitações de há 40 anos.
As carrinhas de mudanças, em números nunca vistos, são hoje presença viral diária nas ruas da Brandoa.
Perante a indiferença do governo e a aparente passividade do poder autárquico pergunto:
-Está o Sr. Presidente a par deste êxodo?
-E se sim, se pensa tomar acções para medir o fenómeno e para o combater?"
Na resposta o executivo confirmou ter conhecimento da situação mas nada poder fazer no sentido de manter os seus fregueses, acusando o governo PSD/CDS de serem os autores da lei que criou esta situação.
O Bloco de Esquerda continuará a acompanhar esta situação e tomará todas as medidas que estiverem ao seu alcance para combater a indiferença e a passividade de todos aqueles que se disponham apenas a assistir a esta situação.