Share |

Deputado Municipal detido quando protestava contra os despejos de Santa Filomena

João Camargo detido pela PSP

Comunicado

Esta manhã, no Bairro de Santa Filomena, Amadora, o Deputado Municipal eleito pelo Bloco De Esquerda à Assembleia Municipal da Amadora, João Camargo, foi detido pela PSP após se ter identificado e invocado o Estatuto dos Eleitos Locais que garante aos eleitos "a livre circulação em lugares públicos de acesso condicionado, quando em exercício das respectivas funções." (artigo 5.º, alínea g) da Lei n.º 29/87, de 30 de Junho.

 

Desde ontem que a PSP assegura a segurança privada dos trabalhos de demolição que a CM Amadora persiste em levar por diante, sem qualquer respeito pela recomendação do Provedor de Justiça e pelas vidas humanas daqueles que tudo perdem.

 

Já ontem, a deputada do Bloco de Esquerda à Assembleia da República Helena Pinto solicitou ao comandante da PSP da Amadora a ordem judicial que torna legal o acto de demolição e a ele não teve acesso. A actuação da PSP, à semelhança de outros casos na Amadora, é realizada a pedido da Câmara Socialista, sem qualquer respeito pela normas constitucionais e pelos direitos humanos. É fora da lei e prepotente.

 

A presidente da CM Amadora, Carla Tavares é o rosto desta política, desta desumanidade. De nada lhe servirá hastear bandeiras que premeiam a responsabilidade social do munícipio enquanto continuar a despejar crianças e idosos sem consciência. Agora se percebe como é que o munícipio da Amadora ficou num lugar tão mísero no Índice de Transparência dos municípios portugueses e o porquê deste assunto não merecer tamanho destaque quanto os prémios que se propagandam pelos meios de comunicação.

 

Bem perto de comemorar mais um aniversário de Abril, mês que celebra a liberdade e os direitos conquistados no passado, a CM Amadora mostra a sua face e o desrespeito pelos pobres.

 

Tudo em nome do interesse económico.

Nada pelas pessoas.

 

O slogan da confiança no futuro nada mais transmitia do que uma Amadora limpa dos indesejáveis, dos pobres e dos que mais ajuda precisam.

 

Não desistiremos! É bom que saibam, que os eleitos locais do Bloco de Esquerda não se vergam face à injustiça!

 

Ao João Camargo a nossa solidariedade!