Share |

Despejos de Pessoas, Não Números

Miguel Silva / SOL

"O QUE CONTA NÃO SÃO OS NÚMEROS MAS AS PESSOAS."

“É preciso voltar a colocar as pessoas no centro das políticas governativas. Sim, nós acreditamos que é possível fazer diferente. Não, não estamos resignados nem conformados. Queremos mais e melhor".

 

É desta forma que o PS discursa mas a realidade é bem diferente no que toca a fazer. Para o PS, na Amadora, não há Pessoas, há Números, há sucesso enorme no cumprimento do Programa Especial de Realojamento mesmo que crianças e idosos fiquem de fora e na rua.

 

Para o PS, na Amadora, a justificação é simples, não estando inscrito ou não cumprindo os requisitos, não é Pessoa, passa a ser um simples Número na contagem dos não recenseados. Não interessa para onde vão, não interessa se deixam de existir, são apenas mais um Número tratado com "imensa pena" mas que "não pode ser ajudado", ou "não está recenseado". Quando confrontado com estes casos defende-se sempre com Números, quantos realojados, quantas casas "oferecidas", quantas casas demolidas. Números, não Pessoas.

Quando falamos do sucesso em dar casa a centenas por causa do PER e ignoramos os poucos que ficaram de fora e estão na rua com filhos não falamos de Pessoas mas sim de Números.

 

Jacqueline Pina, grávida de sete meses e com uma filha de cinco anos, despejada ontem de sua casa no Bairro de Santa Filomena é apenas mais um Número das largas centenas que, "com pena", não são Pessoas com direito a uma habitação digna.

por Luís Costa