Moradores da Cova da Moura agredidos violentamente na esquadra da PSP de Alfragide

Tudo começou ao início da tarde desta quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015, quando uma patrulha da PSP da esquadra de Alfragide realizava uma operação de rotina no bairro da Cova da Moura. Aí, a PSP deteve um jovem portador de deficiência e agrediu-o violentamente, apesar de ele não ter oferecido resistência. Perante a presença de muitos moradores que protestaram contra a ação da polícia, esta respondeu com tiros e bastonadas.

Uma mulher de 35 anos, que se encontrava a estender roupa no primeiro andar de uma casa foi atingida com três tiros de borracha, no peito, na coxa e na face, tendo sido assistida no Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa.

Após este ataque desmensurado das forças policiais e já com o jovem detido na esquadra, vários membros da Associação Moínho da Juventude deslocaram-se à esquadra de Alfragide para saberem mais informações sobre o jovem detido e foram recebidos violentamente pelos polícias, sendo posteriormente acusados de "tentativa de invasão" da esquadra.

Cinco pessoas foram então detidas pela PSP de Alfragide, entre as quais o “rapper” LBC, todas elas agredidas violentamente dentro da esquadra, e posteriormente tiveram de ser transportadas de ambulância para o Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra) muito maltratadas.

Uma fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) confirmou à Lusa que a PSP solicitou durante a tarde o transporte "de cinco feridos" para receber assistência hospitalar, mobilizando para a esquadra de Alfragide três ambulâncias do INEM e duas dos Bombeiros Voluntários da Amadora.

Mamadu Ba, do movimento SOS Racismo, conta-nos no vídeo o que aconteceu no bairro.

A notícia no esquerda.net