Share |

Sobre: Demolições

Abril 21, 2015

Ao virar da esquina, horas antes, o almofariz gigante e amarelo, comandado pelas mãos invisíveis de uma política de interesses, esmagou tudo o que fosse. Esmagou a vida da Ana e a do marido, que viram paredes e telhados e tijolos a cair nos pratos em que comiam, a sentar na mesa da sala de jantar, a dormir nos seus lençóis.
Virei a esquina e vi a Ana. E para lá dá Ana, os escombros habitavam descansadamente pelos seus móveis escondidos, enquanto tudo acontecia como todos os dias, para lá do quarteirão ao lado. E a Ana, com um sorriso, e dizendo para não sujarmos a roupa, disse que ali no quarto ou sala ou algures no meio, estava o saco que tinha o arroz. E era só isso, o resto já não tinha remédio nem interesse. Mas o arroz, dava jeito.

por Ana Feijão

Março 27, 2015

Declarações de João Camargo, deputado municipal pelo Bloco de Esquerda à Assembleia Municipal da Amadora que nos dá conta de como aconteceu a sua detenção enquanto exercia a sua função de eleito municipal.

Fevereiro 11, 2015

Sobre as demolições na Amadora

O Bloco de Esquerda da Amadora, mais uma vez, associa-se à denúncia dos actos desumanos praticados pela Câmara Municipal da Amadora com as demolições e despejos dos moradores dos bairros 6 de Maio e Estrela de África, na freguesia das Águas Livres.

Hoje, repetem-se as cenas de violência e de desumanidade desprovidas de qualquer sensatez e seriedade na procura da melhor solução de habitação para as pessoas desalojadas. A Câmara Municipal da Amadora prefere e insiste na prepotência dos actos administrativos e não na responsabilidade devia dos seus Planos de Realojamento. As pessoas são apenas números que devido à côr da pele e à sua carência económica são tratadas com desinteresse e despojadas dos seus bens sem apelo nem agravo. Nada mais interessa à Câmara Municipal da Amadora que não desimpedir o terreno onde permitiu a construção durante 3 décadas.